Como funciona uma panela de pressão elétrica?
As panelas de pressão elétricas substituíram as antigas e fazem muito mais do que apenas cozinhar os alimentos. Além disso, não fazem mais aquele temido barulho.
As panelas de pressão são as nossas melhores aliadas quando vamos preparar aquela carne que desmancha na boca, um arroz integral bem cozido ou aquele feijão bem macio. Alguns ainda tem medo de usar os modelos tradicionais, pois acham que são perigosas e podem explodir a qualquer momento. Hoje, com a chegada das panelas de pressão elétricas ficou tudo mais fácil.
Uma breve história da panela de pressão
A panela de pressão foi inventada em 1679 por um físico francês chamado Denis Papin. Com ela, ficou demonstrado que ao cozinhar sob pressão, é possível cozer os alimentos a uma temperatura mais elevada quando comparadas às panelas tradicionais. A panela de pressão fez com que os alimentos fossem cozidos mais rápido e mais profundamente, por causa das altas temperaturas.
Como funciona uma panela de pressão tradicional
Como todos sabem, a temperatura de ebulição (fervura) da água é de 100 graus Celsius, correto? Bom, isso é parcialmente verdade, pois vale apenas para quem mora no nível do mar. Para quem vive num sítio à 1.500 metros de altitude, a água ferve a “apenas” 94 graus Celcius. Isso acontece porque a temperatura de ebulição de um líquido tem relação direta com a pressão do ambiente onde ocorre esse processo. E a panela de pressão utiliza justamente esse princípio a seu favor, ao fazer exatamente o oposto: aumenta a pressão interna para elevar a temperatura de ebulição da água, chegando até 120 graus Celcius, permitindo então que os alimentos sejam cozidos mais rápido e mais profundamente.
A panela de pressão tem um mecanismo muito simples: existe uma válvula com um peso de 50 a 80 gramas bloqueando a saída do vapor, isso faz com que a pressão aumente gradualmente até superar o peso exercido pela válvula e começar a escapar, fazendo aquele barulho que tanto conhecemos. Após atingir o nível de pressão exercido pela válvula, o vapor vai continuar a escapar e o nível de pressão dentro da panela seguirá constante até o final do cozimento.
Nas panelas tradicionais, como muito vapor sai através da válvula durante o cozimento, é normal termos que colocar água em excesso, para evitar que a água acabe e o alimento queime dentro da panela.
Como funciona uma panela de pressão elétrica
A panela de pressão elétrica funciona exatamente como uma panela pressão tradicional. A única diferença é que a panela elétrica é mais inteligente. Ela possui um sensor de pressão que deteta quando o nível de pressão ideal é alcançado e reduz automaticamente o calor, mantendo a pressão sob controle. Desse modo, não há excesso de pressão para escapar pela válvula, portanto a panela de pressão elétrica não faz aquele clássico barulho de gás que dá medo em muita gente.
Como o vapor não vai escapar, não é necessário colocar água em excesso e todo o sabor ficará concentrado no caldo do alimento. Isso economiza tempo ao final da receita, pois com a panela tradicional, por causa do excesso de água, muitas vezes é necessário deixar secar o caldo depois de abrir a tampa.
Confira a nossa seleção de panelas elétricas/multicooker.
As panelas de pressão são perigosas?
Não. Todas as panelas de pressão (tradicionais e elétricas) dispõem de uma válvula de segurança que se abre automaticamente caso a pressão interna ultrapasse o nível recomendado. Dessa forma, caso ocorra algum problema, a pressão é liberada muito antes de alcançar níveis com algum risco de explosão da tampa ou da estrutura principal da penal. As panelas elétricas também possuem sensores de temperatura e o calor é automaticamente desligado caso os níveis recomendados sejam ultrapassados. Para além disso, existem outros dispositivos de segurança que impedem a abertura da tampa nos momentos em que há pressão interna, tornando-as ainda mais seguras.
Outras funções das panelas de pressão elétricas
Além de cozinhar alimentos em geral, as panelas de pressão elétricas possuem diversas outras funções que podem ser muito úteis. Entre elas, podemos destacar:
Sensor de temperatura (evita a queima dos alimentos)
Numa panela de pressão tradicional, se a água acabar durante o cozimento, a comida vai queimar e o resultado será um desastre. A maioria das panelas de pressão elétricas é capaz de detetar o aumento descontrolado de temperatura que acontece quando não há mais água o suficiente para prosseguir o cozimento e desliga o calor automaticamente, evitando que você perca todo o seu trabalho e sua receita.
Timer de programação
Com essa função é possível por exemplo, deixar o feijão de molho durante a noite e programar a panela para ligar apenas pela manhã, ou colocar o arroz de manhã e programar a panela para cozinhar antes do almoço e ter um arroz fresquinho na hora certa.
Saltear ou selar carnes
Assim como na panela tradicional, com uma panela de pressão elétrica é possível saltear vegetais selar carnes enquanto a tampa está aberta.
Função de iogurteira
Faça deliciosos iogurtes caseiros com a sua panela de pressão elétrica. Ela mantém a temperatura ideal para a fermentação do leite e transformação em iogurte.
Manter aquecido (função keep warm)
Depois de finalizar o cozimento, você pode escolher manter a panela levemente aquecida até a hora de abrir a tampa e servir.
Nível de pressão ajustável
Enquanto as panelas tradicionais trabalham com apenas um nível de pressão, com as panelas elétricas é possível selecionar 2 níveis de pressão (high/low). Use a pressão mais alta para alimentos mais duros e a mais baixa para os alimentos mais macios e fáceis de cozinhas.
Funções de cozimento pré-programadas
Diversas funções já vêm pré-programadas para o cozimento de: carnes, frangos, feijão, sopas, slow-cook, iogurte, cozinhar a vapor, entre outros.
Fácil de limpar
A parte de inox onde os alimentos são cozidos é removível e pode ser lavada à máquina de lavar loiças, sem problemas.
Onde comprar panelas de pressão elétricas?
Quer comprar uma panela de pressão elétrica? Dê uma olhada no nosso post sobre as melhores panelas de pressão elétrica para comprar.